
Um lutador de artes marciais imobilizou um assaltante até a chegada da Brigada Militar (BM) na tarde desta sexta-feira na Região Central de Santa Maria.
Motorista agride monitor de parquímetros no Centro de Santa Maria
Conforme a BM, ele foi flagrado por moradores de um apartamento tentando arrombar o imóvel, que fica no Bairro Nossa Senhora do Rosário. A BM aponta que o mesmo criminoso, de 36 anos, tinha invadido a moradia no período da manhã, rendido uma mulher e seu filho com uma faca e roubado alguns de seus pertences.
Flagrado fazendo de alvo a mesma vítima, o criminoso fugiu, mas foi alcançado pelo artista marcial, que é professor da prática, e imobilizado.
Quando os policiais chegaram ao local onde estava o assaltante, deram voz de prisão a ele, que foi levado para atendimento médico e então para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foi autuado em flagrante pelo crime de "roubo". Após, foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A BM sinaliza que ele sofreu uma fratura no braço.
Sepultado jovem que morreu após ser baleado em festa particular em Santa Maria
Os policiais enfatizam que a orientação de segurança é de que nunca se reaja a um assalto. Em uma situação assim, é importante buscar manter a calma, fazer movimentos claros ao criminoso e jamais reagir, pois o entendimento é de que o "patrimônio maior" é a vida. Ainda, que são poucos os casos em que reagir não termina com a vítima ferida ou morta - no Rio Grande do Sul, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SPP) de 2015, não chega a 15% o percentual de casos em que reagir "dá certo".